Pela primeira vez em Portugal, 24 académicos e investigadores de universidades, politécnicos e escolas de gestão elaboraram um conjunto de case studies, baseados em 13 experiências de sucesso na gestão de municípios portugueses.
Este livro, de inegável interesse para autarquias, entidades de coordenação supramunicipal, investigadores e docentes, partidos políticos e gestores, aborda temáticas tão ricas e diversas como o turismo e património, a gastronomia e vinhos, a atração e promoção do investimento, as políticas culturais e de educação, a sustentabilidade, os eventos icónicos dos municípios analisados, entre outros. Com uma abordagem diversificada dentro da área do Marketing Territorial, e procurando assentar em casos diferenciadores, este livro estabelece um roteiro por treze municípios como Amarante, Cabeceiras de Basto, Gondomar, Lamego, Maia, Mangualde, Melgaço, Paredes, Porto, São João da Madeira, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia.
“Deverá ser claro que um gestor de território que o seu município tem de ser um espaço cívico estimulador da cooperação informal, que deve promover o desenvolvimento ou criação de infraestruturadas de conectividade às várias escalas territoriais, oferta de condições para o exercício de diferentes estilos de vida e de espaços para viver, aprender, trabalhar, comprar e lazer.”
Do Prefácio do coordenador da obra, João Abreu.