Nesta obra, 34 reconhecidos investigadores de quatro nacionalidades, docentes, técnicos, empresários, dirigentes associativos, de diversas proveniências académicas e científicas, da Gestão e Contabilidade ao Marketing, do Direito à Geografia, em campos tão diversos e/ou complementares como os do Social e do Turismo, ou da atração de investimento, criaram uma ferramenta essencial para quem se interessa pelo tratamento das estratégias de mudança, da governança e modelos de negócio aplicados à gestão pública, nomeadamente do modelo de gestão inteligente de cidades, da inovação em contexto territorial, da importância dos dados espaciais, da digitalidade dos territórios no apoio à tomada de decisão e à transparência, da mudança de paradigma na relação da administração pública com os direitos dos administrados, prestação de contas, dever de transparência e necessidade de comunicação.
“A inteligência territorial integra as metodologias e ferramentas que ajudam a mobilizar os agentes locais e produz informação importante e transparente, baseando-se em atividades de desenvolvimento global e de sustentabilidade local.”
Do Editorial do coordenador da obra, João Abreu.